Catas Altas. Quando conheci a cidade, ouvi dizer que seu nome se devia às mães que mandavam os meninos subirem as jabuticabeiras para catar os frutos e lá de baixo disparavam a ordem: “Cata as altas!”. E são milhares de pés de jaboticaba, nessa terra que olha nos olhos a pitoresca Serra do Caraça. O nome, na verdade, diz respeito às minerações profundas feitas na serra em busca de ouro, durante o século XVIII. As produções guardadas nesta página reúnem os resultados de uma expedição sobre as heranças de outras riquezas descobertas por aquelas bandas.
O podcast que você vai ouvir agora é resultado de uma expedição de jovens moradores do local sobre as heranças de outras riquezas descobertas por aquelas bandas: educadoras, agricultoras, artesãs, quitandeiras, mães… mulheres.
Mulheres que historicamente criam Catas Altas e trabalham para serem reconhecidas como donas de suas próprias histórias. Mulheres com suas histórias, suas lutas, que criam o patrimônio de Catas Altas.
Acessibilidade: Temos abaixo, uma versão com legenda descritiva:
Rapadura, raizada, garrafada, vinho de jabuticaba e queijo. Venha participar dessa expedição mostrada nesse curta-metragem para conhecer mais sobre as heranças e outras riquezas de Catas Altas. Versão com audiodescrição e legenda descritiva!
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade.